quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A vida de universitária versus a casa dos papás

Sim, quando chegou a Julho, à altura de empacotar tudo e ficar com a certeza de que não voltaria a ter o meu apartamento de estudante, não me custou. Às vezes tinha saudades e custava-me sobretudo andar sempre cá e lá, a fazer e desfazer malas todos os fins-de-semana, com vontade de ir visitar pessoas que nunca chegava a ver na correria habitual. Voltar a casa dos papás era idílico: poder desligar de certas tarefas pois tinha quem as fizesse por mim, voltar a estar mais perto de toda a família e, sobretudo, voltar a estar numa terra de que tanto gosto, que me faz muito feliz e que sinto que foi feita para mim. Achava que não ia sentir assim tantas saudades do Porto... 

Porém, hoje quando leio as aventuras de tantos de vocês, no início da vida universitária, confesso que fico com uma pontinha de inveja. Uma pontinha de inveja das casas arrendadas, dos quartos para personalizar, das festas para viver, mas, sobretudo, da independência aí conquistada. Sim, esta é das coisas que mais me custa agora perder. É que é inevitável ver desfilar uma enchurrada de perguntas sempre que saio de casa "Onde vais? Fazer o quê? Como? Com quem? Quando voltas?" e, se por um lado, às vezes me apetece não responder, por outro sei que é normal que estas perguntas surjam e que enquanto viver com os meus pais terá de ser assim, mas admito tenho saudades da minha vida universitária: em que praticamente só devia explicações a mim própria. Não, dos exames e trabalhos não tenho saudades, mas isso é toda uma outra história...


8 comentários:

  1. Sou finalista este ano, mas por viver relativamente perto da faculdade continuo em casa dos meus pais. Apesar de reconhecer alguns pontos mais chatos, por vezes tenho 'inveja' das minhas amigas que moram sozinhas/com amigas/com o namorado... É uma independência muito boa e que eu sei que me ia fazer muito bem. Mas enfim, um dia lá chegarei... noutras confições, mas lá chegarei ;)

    ResponderEliminar
  2. Quando chega ao fim de Julho, sinto sempre isso. Contudo, a meio de Agosto, já estou a fritar por estar a depender de tanta gente.
    Voltar para casa não está mesmo na minha equação, por muito que adore o sítio onde vivi em miúda (sei que posso vir a precisar, mas espero bem que não). :)

    ResponderEliminar
  3. eu vivia perto da faculdade, logo sempre vivi com os meus pais. não estou habituada a esse tipo de liberdade, mas sei que quando me habituar, vai ser muito dificil voltar atrás... mas é como dizes, perde-se umas coisas, ganham-se outras :)

    ResponderEliminar
  4. Eu aceito que ter independência é uma grande experiência a esse nível, mas ainda assim prefiro e sei a sorte que tenho em ter casa em Lisboa onde estudo. Não ter que me preocupar com a roupa, refeições e essas coisas é uma grande ajuda.

    ResponderEliminar
  5. A independência é boa. E a responsabilidade que a independência trás consigo também. Mas a sensação de voltar a casa todos os fins de semana é óptima. Agora voltar de vez, não sei como vai ser..mas custa sempre.

    ResponderEliminar
  6. Adorei este post! Escreves mesmo bem! (que inveja que estou a ter agora - tambem queria escrever assim!). Sim é verdade que a parte mais feiz da nossa vida é aquela que passamos na universidade. Estou no segundo ano. E tento aproveitar ao maximo tudo, sabendo e dizendo para mim muitas vezes: o primeira ano passou a correr daqui a uns tempo ja estou a trabalhar. =/
    Percebo o que dizes! Percebo o que é sair de casa sem dar satisfações a ninguem! Adoro! Adoro fazer o que quiser. Mas agora tens que ver o lado positivo: Daqui a uns anos ja vais ter uma casinha para ti e ja vais voltar a não ter que dar satisfações a ninguem... xD

    BEijinho, da dayaday*

    ResponderEliminar
  7. O que descreves estou eu a viver agora. E sim, é maravilhoso. é óptimo sair de casa sem dar satisfações a ninguém, sentir que somos responsáveis pela nossa própria vida, deitar tarde, acabar de jantar e ir pro quarto fazer a festa com a pessoa com quem se partilha casa, viver com alminhas bem dispostas e queridas :) Está a ser óptimo. O problema é que também é muito cansativo. Ter que decidir o que fazer para almoço e jantar e ainda ter que cozinhar, arrumar, lavar, estender, passar e guardar roupa, as compras... é mais fácil quando se tem a mamã a fazer isso tudo. Mas não trocava por nada agora :)

    ResponderEliminar
  8. Só de pensar que este ano sou finalista e que depois vou ter de regressar a casa dos papás até doí!! Adoro os meus pais, mas esta independência vai ser muito difícil largar !!

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!