sábado, 14 de janeiro de 2012

Blogs do ano 2011: o melhor blog do ano, segundo Mary Jane

Há quem diga que se trata apenas de uma manobra de marketing do blog aventar, uma vez que os prémios são meramente simbólicos. Contudo julgo que um reconhecimento simbólico - para nós, bloggers, que, grande maioria, não somos pagos para escrever no blog nem fazer disto profissão - é tudo o que pedimos e uma das melhores formas de sermos premiados. Por isso, independentemente das intenções dos autores do concurso, que acredito até poderem ser as melhores, eu aderi e votei em quem, de consciência e com base nos meus elevadíssimos critérios de qualidade, acho que merece ganhar a categoria "Diários de bordo/ diários íntimos e pessoais", Foi (Mesmo) Assim Que Aconteceu.


Porquê?
1. É na sua essência um diário íntimo e pessoal, tendo todo o mérito para estar nesta categoria. Mais mérito, na minha opinião, do que muitos blogs que chamo de "generalistas" que também ali estão inseridos e que, apesar de muito bons, não me parece que respondam à definição da categoria.
2. Baseia-se num tema suficientemente interessante e cativante que norteia o blog de forma coerente e integradora. Para nós que tantas vezes vivemos e escrevemos em função do amor, Foi (Mesmo) Assim Que Aconteceu narra a história íntima e pessoal de um rapaz que procura a mulher da sua vida, colorida com as pequenas peripécias que compõem o seu dia-a-dia e as suas relações. Nas palavras, mais polidas, do autor do blog "Esta história podia começar como a série: «kids, this is the story of how I met your mother». Continua a ser a história de come te conheci, embora não saiba onde nem quando isso acontecerá, ou quem és.".
3. Esta mesma história é contada de forma inteligente e com um dom na pena de que poucos bloggers se podem gabar. Aquele dom que nos faz querer acompanhar um blog não só dali (momento em que o descobrimos) para a frente, mas dali para trás.
4. Não leio o Foi (Mesmo) Assim Que Aconteceu somente porque entretém, mas porque me dá algo mais. É daqueles blogs que lemos e que não nos é indiferente, que lemos e que nos acompanha no dia-a-dia, que nos faz pensar. Além disso, este blog não é só romance ou algo profundamente enjoativo e meloso. Este blogger escreve com classe e não deixa de piscar o olho a temas da actualidade.
4. Também, e isto merece uma categoria separada, é daqueles blogs que todos os dias me apazigua o coração por ter implicitamente nele escrito que há razões para ser romântico e sonhar. Isto porque mostra que, independentemente de algumas cabeçadas e tombos, a pessoa por trás do blog sabe o que quer e não desiste, transmitindo-o através de palavras sinceras que embatem no nosso sentir e que conduzem a uma evasão pura do leitor... No fundo, envolve-nos e deixa-nos verdadeiramente agarrados a torcer para que esta pessoa avance nos capítulos da sua vida e encontre alguém exactamente do seu tamanho.
5... se este blog desse um livro, eu comprava. É preciso dizer mais?


Portanto, a partir de amanhã, Mary Jane e a respectiva prole já sabem em quem votar. E, se duvidas restarem, toca a seguir o link contido no título do blog e ler.

4 comentários:

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!