sábado, 20 de outubro de 2012

Mary Jane is reading you #3: Crónicas Rosa Cuequinha

Eu que sou pessoa de momentos diria que este é, sem dúvida, o meu blog do momento. É portanto talvez aquele que queria descrever melhor, mas pela mixórdia de sentimentos e paralelismos que evoca em mim (desde as 8 horas de sono que antes eram imprescindíveis, à crença no esforço seja em prol do que for até à fase em que os casais cutxi-cutxi me faziam comichão) é capaz de sair confuso. É um dos blogs a que nenhum post me escapa desde que sou digna follower (nem que leia a semana toda à sexta de enfiada!). Mais, atingi aquele estado em que os posts novos ou os que a seguir lhe sucederiam já não me chegavam e tive de ir bisbilhotar para trás - assim consultar tudo, desde o início, como se estivesse a acompanhar um romance de título não pomposo "Diário de Rosa Cueca". E não me acanho de dizer que já vou lançada em Setembro de 2009.

Com conhecimento de causa cabe-me pois documentar que começamos com uma Rosa Cueca mais jovem e a manifestar um espírito mais desassossegado, mas sempre com uma linguagem multicolorida. E disse espírito desassossegado não pela falta de sossego, mas talvez mais pela falta de arrebatamento de então. Mas tudo foi sempre pautado pela honestidade brutal que caracteriza aqueles que são os meus blogs de eleição: na Rosa Cueca não havia cá embaraço de escrever que está piegas como uma miúda de 4 anos ou de apelar ao povo todo que forneça uma elevação de astral.  Diria até que ela começou o blog numa  fase contrabalançada - fase chata, mas com descobertas, desencontrada e reencontrada. Havia pressa para uma relação mas ao mesmo tempo não havia. Havia momentos de atirar a toalha ao chão, mas tantos de não deixar de acreditar e de se pôr a caminho porque é na estrada que se chega a algum lado.

Hoje temos um blog diverso que abrange uma panóplia de temas e que me deixa sempre com um pensamento semelhante a este "mas que cérebro grandiosa nela habita, quem me dera produzir assim!". Mas mais do que tudo o blog dela deixa-me esperançada. E esse talvez seja o grande motivo para o abraçar com carinho e ler com sofreguidão! Numa perspectiva mais egocêntrica acredito que um dia eu também vou estar assim: feliz, hiper-pintosa, com um homem ao lado e uma criança nos braços e com a maquinaria mental mais refinada e sofisticada. Assim é Crónicas Rosa Cuequinha, um blog feminino escrito com um humor refinado e sofisticado que não está ao alcance de qualquer um. Um blog sem roteiro de "o que é que um blog deve ser". Um blog muito à frente. O Jedi Master Atomic uma vez escreveu que ela seria um Ronaldo no mundo dos blogs, mas um mistério enquanto mulher. Eu cá acho que ele se acanhou e só não disse que ela é um Ronaldo enquanto mulher, primeiro porque a coisa soava um bocado estranha, e segundo, porque ela já tem homem - que podia vir de músculo em feição para proteger a honra da família (sim que também já há um piqueno!).

5 comentários:

  1. Tenho de passar por lá para dar uma vista de olhos =)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas tuas simpáticas palavras Mary Jane ;), realmente quando comecei o blog estava numa fase complicada da vida, mas acabou por tentar ser um escape humorístico meu, com coisas leves...registo que acho que continuo a manter.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Jovem,
    passa que recomendado por mim é coisa que não vem só bem embrulhadinha, mas é verdadeiramente boa.

    Rosa Cueca,
    de nada :) Depois de ler com prazer tantas das tuas estas são só o mínimo. Sim, se não tivesses essa leveza não tornavas cada capítulo tão único e original.

    ResponderEliminar
  4. eu leio também e gosto muito. mas é um blog de fases para mim, nem sempre me apetece ler e outras vezes adoro e fico viciada! :) pancas minhas

    ResponderEliminar
  5. M,
    não é pancas, também és uma mulher de momentos e logo de identidades :P Poderá haver fases em que te identificas mais outras em que te identificas menos.

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!