terça-feira, 27 de agosto de 2013

O meu autismo laboral está em fase regressiva

No que toca a hábitos de trabalho sempre fui um bocado autista. Gosto do meu espaço, dos meus hábitos, do meu silêncio imperturbável. Por outro lado, trabalhar com massas à minha volta a perturbar a minha linha de raciocínio sempre foi coisa para me dar ataques de coceira. Muitas cabeças geram mais ideias, mas também fazem perder mais tempo, além de que - tique dos tiques - fazem muito barulho, causam muito ruído mesmo sem barulho (pela atração da observação de qualquer atividade humana de que padeço!), e a minha imaginação e capacidade de produção ao nível da genialidade estancam. Na faculdade tive forçosamente de me habituar, os trabalhos de grupo são uma constante. Mas arranjei estratégias. Tinha sempre um momento de trabalho individual precedente - levava a lição antecipadamente estudada para não ter que o fazer nos momentos de ruído sem barulho. Depois, fazia sempre uma pós-reflexão ao que o grupo tinha feito. Por outro lado enquanto trabalhei tinha mais 2 pessoas comigo no gabinete, mas além do tempo que passava no gabinete ser muito escasso elas também eram dadas ao silêncio produtivo e haibutei-me rápido ao tac-tac-tac de computadores alheios. Estou a fazer avanços produtivos portanto.

Cúmulo dos cúmulos, ultimamente até já vou trabalhar para o café! E neste aspeto tem sido bom porque sem deadlines impostos por profs ou patrões, que agora na minha condição de desempregada não tenho, nos meus momentos autistas rumo ao emprego ideal também sou dada à falta de produtividade. No que toca a método o trabalho de café está, portanto, a funcionar. Impõe-me um horário que de outra forma talvez arrastasse. Se não fosse o café talvez só começasse a produzir lá para sexta, entretanto ia preparando... Além disso o café impede-me de momentos de maior distração porque, quer dizer, uma pessoa com ar sério, rodeada de pessoas com ar sério a fazer coisas sérias, e que depois passa o tempo no facebook e em cenas aleatórias dá mau aspeto. E mesmo que seja verdade aquilo que o meu paizinho postula - que vou fazer em 3 dias uma coisa que faria em 2 horas - ao menos respiro pessoas e tem sido bastante agradável. Ficar na cave a longo prazo era bem capaz de ter efeitos nocivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!